sábado, 4 de dezembro de 2010

Huum, que coisa feia !! E você, será que não está fazendo isto com o seu próprio dinheiro?

                                          

Ontem fiquei muito contente com as diversas mensagens que recebi das pessoas sobre o primeiro post do blog. Percebi que iniciei bem, com a escolha do tema na época oportuna. Muito obrigado a todos que me enviaram sugestões, criticas e elogios.

Em uma dessas conversas, acabei alongando um pouco o assunto com uma amiga, que perguntou qual seria o tema da próxima postagem. Respondi que pretendo o quanto antes definir uma seqüência entre os assuntos, começando com alguns conceitos, dicas sobre matemática financeira e algumas ferramentas úteis para facilitar o dia a dia. De forma iminente chegaríamos na elaboração do orçamento pessoal, planejamento, dicas de investimentos e etc.
Comentei que em determinado momento, seria muito legal se o leitor tivesse curiosidade de se aprofundar em certos pontos e, aproveitando as dicas e conteúdos do blog, tivesse condições de decidir, por exemplo: “Comprar a vista ou a prazo?” ou até “ O melhor é renda pré ou pós fixada?”.

Em seguida veio o comentário (em tom de brincadeira) que salvou o meu dia: - “Ah, você não vai começar a dizer que devemos guardar cada “notinha”, ticket de estacionamento e etc, né? Que coisa de pobre”.

Na mesma hora, no meu ombro esquerdo, meu anjo bom falou. “Não preciso dizer mais nada, taí o tema do próximo post”. Sem ficar atrás e também na mesma hora, o anjinho mau: “Fala pra ela que rico não precisa de dicas sobre finanças pessoais”. Obvio que segui o anjo bom e dei muita risada com o outro.

A questão não é guardar as notas e recibos das pequenas despesas e sim controlá-las. Normalmente nosso foco está sempre nos gastos maiores, que exatamente são os mais difíceis de se mexer. Os pequenos gastos acabam ficando invisíveis aos nossos olhos. Aí está o perigo !! Quem já parou para pensar o quanto consome de refeições, fora de casa, por exemplo, na lanchonete da faculdade? Ou o quanto de juros está sendo cobrado por não pagar o total da fatura do cartão de crédito? Ou se seu o ritmo de balada cabe no próprio orçamento?

Não devemos nos concentrar apenas naqueles grandes compromissos financeiros, como a faculdade, a parcela do carro, o aluguel... Sem disciplina e planejamento todo o resto acaba indo para debaixo do tapete. Certamente, com o passar do tempo, não haverá tapete suficiente para tanta “sujeira”. Não permita que seu dinheiro “fuja pelo ladrão” !!!

Dúvidas? Sugestões? Por favor me escrevam. vmfinancas@yahoo.com

Abraços a todos !



2 comentários:

  1. Taí uma coisa complicada de fazer... já tentei várias vezes iniciar um controle das minhas despesas do dia-a-dia, coisas pequenas mesmo... e o tal cartão de crédito então???? Afffe
    Tem alguma receitinha mágica para isso? A tal disciplina não está pegando cmgo... haha

    ResponderExcluir
  2. Olá, Márcia Mallmann

    Obrigado por enviar seu comentário.

    Vamos por partes.

    Entendo a dificuldade em controlar as despesas; conforme coloquei no texto acima, muitas passam de forma "invisível" por nós. A disciplina se faz fundamental para acompanhar todos esses gastos, principalmente, aqueles que não forem tão necessários ou superfluos. Posso lhe enviar uma planilha que certamente contribuirá na sua organização.

    Já sobre o cartão de crédito, costumo dizer que se trata da melhor invenção da humanidade, porém, sua utilização precisa ser calculada, assim é possível evitar um prejuízo nas suas finanças, bem como também, os altíssimos juros dessa modalidade de crédito.

    Um abraço e até breve.

    ResponderExcluir