segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Atalho!!! Para chegar onde você quer, poupar/investir é o melhor caminho...


                                   Quarto Pilar - Poupar
Algumas vezes nos deparamos com alguma vontade, ideia ou objetivo, mas não agimos para colocá-las em pratica. O hábito de poupar é um desses casos.
Há pessoas que começam a poupar e tempos depois desistem. Outras sabem que precisam, de que maneira deve ser feito, mas não transformam isto em alguma ação.

Poupar é de um desafio e deve ser encarado com muita disciplina e persistência. Mas por que considerar como um desafio?
Porque quando existe alguma sobra de dinheiro, nem sempre temos o controle de efetuar reservas regulares. Ou ainda, quando não há dinheiro sobrando, também não nos esforçamos em controlar e diminuir as despesas e, assim, destinar um pouco que seja para alguma poupança.

Acredito que quando estabelecemos metas, tudo fica mais fácil. Um dos caminhos é definir como e quando você pretende alcançar aquela meta.
Você deseja ter uma reserva para situações inesperadas? Quer comprar um carro? Viajar nas próximas férias? Garantir os estudos dos filhos? Ser dono do próprio negócio? Se especializar e subir na sua carreira?


Uma vez definida a meta, eu prefiro tratar o hábito de poupar, como o hábito de Investir. (Lembrando que a caderneta de Poupança também é uma modalidade de investimento). Sua própria situação financeira, seus planos e seu momento de vida determinarão o "ritmo" de investimentos necessários para atirgir a meta estabelecida.
  
E você, conhece o seu perfil de investidor? Conhece as modalidades de investimentos mais comuns? Quais os riscos e vantagens de casa modalidade?

No próximo post trarei algumas das respostas acima! Não deixem de acompanhar, ok?!

Dúvidas? Sugestões? vmfinancas@yahoo.com

Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário