quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Juro que conheço os Juros.


            
Novamente fiquei bastante satisfeito com o retorno que tive sobre o post de ontem. Na verdade, sempre fico ao receber qualquer tipo de feedback, mas principalmente, quando acompanham questionamentos e opiniões. O papo sempre acaba fluíndo bem e eu consigo afastar completamente aquela coisa meio “auto-ajuda”. O que fica apenas são as dicas e novamente a satisfação de poder contribuir, compartilhar e etc.

Em uma das mensagens que recebi, o leitor ao final escreveu:

“...e na verdade é isso aí mesmo, como já dizia Benjamin Franklin: Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”

Inicialmente, como eu já conhecia a frase, até pensei que não se tratava de Benjamin Franklin, pois sabemos que ele acabou virando o pai das frases órfãs, não é?! É aquela coisa “Não sei quem disse, bota na conta do Benja Frank”... Mas conferi e, de fato, é dele mesmo.

A palavra conhecimento, agora em companhia da palavra juros, ajudaram a idealizar este post. Fiquei Imaginando se todo mundo conhece os juros e se sabem lidar com eles. Há uma confusão entre o Juro em si e a Taxa de Juros. O Juro é essencialmente a remuneração que se obtém pelo aluguel/empréstimo do dinheiro. Já a Taxa de Juros é a expressão em porcentagem que se aplica sobre o dinheiro emprestado.

Por exemplo: Ao aplicar seu dinheiro, você o está emprestando/alugando para o banco. Em troca disso lhe é oferecido uma taxa de rentabilidade que é exatamente a taxa de juros que você terá sobre o montante aplicado. O ganho financeiro será o recebimento de juros, em moeda.
O mesmo vale quando você é o tomador do empréstimo, porém, nesse caso, o banco é que receberá o ganho financeiro. Ok?

Gosto muito de uma citação de Einsten, que diz: “O juro composto é a maior invenção da humanidade, porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza".
Perfeito, mas apenas completaria a frase dizendo que os juros também permitem uma avalanche enorme de dívidas e prejuízos.

Assim, de forma a complementar o conteúdo dos cursos indicados ontem, bem como também, de facilitar o convívio com os juros, recomendo a visita ao site do Banco Central do Brasil, especialmente para conhecer a Calculadora do Cidadão:

descrição do site: A Calculadora do cidadão permite a simulação de aplicações com depósitos regulares e de financiamentos com prestações fixas, a correção de valores com base em diversos indicadores econômicos e o cálculo de valores futuros de um capital.

Nos próximos dias trarei alguns exemplos de aplicação dos juros em empréstimos, financiamentos e aplicações. Disponibilizarei também uma planilha de cálculos financeiros que certamente será muito útil.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário