sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Chutar com força ou 'colocado' ? Dúvida de como utilizar o DÉCIMO TERCEIRO ? Confiram abaixo algumas ideias sobre o assunto !

                               

Mês de Dezembro !!!

Época de festas, compras, viagens de férias e principalmente... de gastar Dinheiro !! Os trabalhadores recebem das empresas a primeira parcela do 13º salário e alguns (com mais sorte) ainda recebem bônus e/ou outras gratificações.

O Papai Noel do comércio fica alvoroçado: Presentes de Natal, lançamentos de TVs de LED, LCD, Plasma, Celulares, Computadores...

E não é só o comércio/venda de produtos que se anima com a época não... Automóveis, salões de belezas, cosméticos, turismo entre outros muitos setores da economia se animam com o aumento de dinheiro em circulação. Nossa !!! Até me empolguei pensando nas possibilidades.
É o que acontece com muita gente nessa época... Daí o destaque da palavra gastar logo acima. Muita gente se deixa levar pelo desejo e empolgação e utiliza o 13º sem planejamento. E como dizia um professor de faculdade: "O desejo custa caro".

Como fui um bom aluno desse mesmo professor, prefiro neste momento deixar meus desejos de lado. Acredito que a melhor forma de utilizar o 13º salário é destiná-lo para saldar dívidas, de qualquer natureza e principalmente as que estão atrasadas e acumulando juros. Em seguida, usá-lo para outros compromissos, mesmo aqueles com vencimentos futuros, como prestações, IPVA, Material Escolar, IPTU e etc.

Se sobrar um pouquinho, um caminho interessante é reservar uma quantia para uma poupança. Vejam, não estou dizendo (só a) caderneta de poupança não... e sim guardar/investir parte do dinheiro. Mas não vou me antecipar, 'investimento' será o tema da próxima postagem.

Por fim, após regularizar os débitos e fazer uma reserva de capital, aí sim, chega a tão esperada hora das compras !! É bom lembrar: Ter dívidas acumuladas, não se planejar para gastos futuros e não possuir o hábito de poupar e investir, são sintomas graves de *desequilíbrio das suas finanças* pessoais.
As dicas acima poderão contribuir para a elaboração de um orçamento e para a definição de um plano de ações. Assim será possível perceber na prática os efeitos positivos que isto lhe trará. 

Dúvidas? Sugestões? vmfinancas@yahoo.com

Abraços a todos.

2 comentários:

  1. Parabéns, guri!!! Sucesso e tudo de melhor prá ti.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa! Adorei! Parabéns mesmo!

    Já o primeiro post eu gostei muito! Já sei quemm vai ser o meu consultor de finanças... aahahahha

    beijo

    ResponderExcluir