segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mim quer COMPRAR. Mim gosta ganhar dinheiro...

               
           


Mais uma semana se inicia! 

Durante o domingo, li o jornal e naveguei em alguns sites para ver se encontrava algum artigo ou autor legal para reproduzir aqui no blog. Encontrei vários!! Mas resolvi que ainda não iria utilizá-los. Não por achar que o conteúdo não era bom, ao contrário. Muito menos por achar que o que estou escrevendo agora merecia prioridade... nada disso.
Apenas decidi começar a semana de uma forma diferente do que encerrei a semana passada. (Não, não vou me contradizer agora).

Vamos falar de algo que todo mundo gosta: Gastar dinheiro!! Olha aí a contradição...
Na verdade, não seria tão simples resumir tudo com a palavra gastar. Todos exercemos alguma atividade para obter uma contrapartida financeira e, com ela, satisfazer todas as nossas necessidades e realizar nossos sonhos. A ideia do blog nasceu exatamente para dividir algumas dicas de como lidar com o dinheiro e atingir essas metas com muito mais tranquilidade.

Dessa forma, é possível planejar como e quando se realizar um investimento ou decidir-se para uma compra.

  • Você quer sair e comprar muitas roupas e sapatos no shopping? Vamos lá, afinal você merece!!
  • Pretende viajar com a família? Ótimo, o descanso vai lhe fazer muito bem!!
  • Vai comprar ou trocar de carro? Maravilha, estava na hora, heim?!
  • Decidiu reformar o apartamento? Que legal!
São coisas essenciais e de que todos precisamos para ter qualidade de vida.

Entendo apenas que a disciplina pode facilitar muito todo esse processo. Não é melhor dar um passo e saber onde está pisando? Usar o cartão de crédito (que foi a melhor invenção da humanidade) e ter certeza de que a parcela cabe perfeitamente no seu orçamento? Por isto o conhecimento e controle de suas finanças se fazem fundamentais.

Nesse sentido, o hábito de poupar e/ou investir contribuirá para alcançar todos os nossos objetivos. Não se trata de ser “pão duro” ou “mão de vaca”, mas sim, estar preparado para um futuro um pouco mais tranquilo, para comprar o que e quando quiser ou ainda, para enfrentar sem sufoco alguma dificuldade inesperada, caso ela vier.

Mas claro: Hoje, mais do que nunca, existem opções de crédito que podem (e devem) ser utilizadas dependendo da aquisição pretendida! O importante é buscar conhecimento e ter planejamento para decidir qual a melhor opção, no caso, se é utilizando recurso próprio ou algum financiamento – Óbvio, desde que ele caiba no seu bolso, né?!?!

Dúvidas? Sugestões? vmfinancas@yahoo.com

Abraços e uma ótima semana a todos.

3 comentários:

  1. Tá e qual é a sugestão de onde buscar o tal conhecimento?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Márcia

    Obrigado pelo comentário.

    O conhecimento a que eu me refiro acima, não se trata de nada muito avançado.

    Apenas acredito que é importante conhecermos, por exemplo, qual a taxa de juros aplicada a um financiamento, se ela é viável para aquela modalidade de crédito e etc.

    Há diversos materiais em sites, blogs e livros que poderão contribuir para esse conhecimento. Ainda assim, se você se interessar, pode procurar em sua cidade alguma instituição que ofereça cursos nesse sentido.

    Não deixe de acompanhar o proximo post, pois, darei algumas dicas sobre cursos, inclusives alguns gratuito, ok?!

    Um abraço,
    Victor Marques

    ResponderExcluir