segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Ano Novo, hábitos e planos novos

A passagem de ano é uma das datas mais celebradas pelas pessoas, pois, simbolicamente, representa um algo novo, uma mudança e uma nova oportunidade para (re)fazer seus projetos.
Na pratica, nada muda nas condições para isso, a não ser mesmo alguns minutos que separam um ano do outro. Ainda assim, é muito importante aproveitar a motivação do sentimento de renovação que um novo ano oferece e mudar a atitude que não permitiu a execução desses planos no ano anterior.
Por falar em plano, seja qual for o objetivo para 2014, o primeiro passo deve ser o planejamento, se for o caso, materializado em um papel ou planilha. Detalhar o que deseja, quanto tempo precisa, se haverá investimento e quais são as ações de cada etapa. Em seguida, para que seu projeto não se transforme em ilusão, será fundamental muita disciplina de execução, para que tudo que foi planejado seja de fato cumprido.
De modo geral, muitas das aspirações são financeiras. Abrir um negócio, quitar as dívidas, investir, fazer uma viagem, poupar ou simplesmente ter domínio sobre o próprio dinheiro.
Nesse caso, a disciplina é ainda mais importante, pois na maioria dos casos, uma organização financeira demanda uma severa mudança de hábitos, principalmente para compradores compulsivos. Para isso, de imediato recomendo 30 segundos para a seguinte reflexão:
Posso comprar? Sim. Preciso agora? Sim. Então vá em frente.
Posso comprar? Sim. Preciso agora? Não. Então espere
Posso comprar? Não. Então espere.
No mais, existe a regra básica para o sucesso financeiro que é “Não importa o quanto você ganha e sim o quanto consegue poupar”. Em síntese, não significa aplicar na poupança e sim o quanto consegue obter de dinheiro líquido após o pagamento de todos os seus gastos.
Para auxiliar quem quer ter um ano financeiramente diferente, sugiro iniciar pela elaboração do orçamento pessoal/familiar. Esse é o passo 01 do planejamento para quem quer mudar o modo de como lida com o dinheiro.
Já há 2 anos que esse arquivo simples auxilia amigos e leitores a organizar as finanças. Para quem quiser recebê-la, me solicite através do e-mail vmfinancas@yahoo.com
Um abraço e excelente ano a todos.
Victor Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário