sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tire o foco do Faturamento



“Tire o foco do Faturamento”.  Uma frase que sempre causa um pouco de estranheza quando a digo nos treinamentos de Gestão Financeira para franqueados. Afinal, como é possível falar das finanças do negócio, de aumento de resultado e rentabilidade, sem focar o faturamento, que é exatamente o indicador que demonstra o total de receitas de um negócio?!

O correto talvez fosse dizer “ partilhe, divida, reparta o foco com o faturamento”.  Por quê? Tão importante como olhar para esse indicador, é fundamental que o gestor faça o acompanhamento e análise de outros indicadores que com certeza contribuirão para o aumento de receitas. Ticket Médio, Taxa de Conversão/Atendimento, % médio de desconto/venda, Inadimplência, produtividade, entre outros.

É um desafio conscientizar um novo empreendedor/franqueado em áreas da gestão que ele não tenha habilidades. Um educador nem sempre possuí capacidade mercadológica, um publicitário pode ter dificuldades com a gestão de pessoas e um bom vendedor pode desconhecer sobre financeiro.

Como exemplo, pensem em um gestor que mês a mês somente avalia a variação no volume de vendas. É impossível realizar uma análise sobre a situação da empresa somente com essa informação. Além disso, acompanhar somente o faturamento pode “mascarar” as despesas. Sabemos que alguns custos e despesas são classificados como investimentos, que são aqueles que ajudarão a impulsionar o crescimento, já outros, são despesas que poderiam ser evitadas ou minimizadas com certeza, caso houvesse um rigoroso monitoramento da estrutura de gastos. Ou seja, o ideal é que tenha sim foco no incremento de receitas, mas que direcione atenção também a outros indicadores do negócio. Resumindo, fundamental é atuar para melhorar o resultado, o lucro da empresa e, de preferencia, que esse lucro seja gerador de caixa e possibilite que o empresário decida aumentar a reserva de caixa, investir ou dividir entre os sócios. 


Um forte abraço a todos e até a próxima,


Victor Marques
VM+| Contra o Analfabetismo Financeiro. Informações e artigos sobre Finanças Pessoais, Finanças Corporativas, Franquias, Gestão, Carreira e Negócios.
www.twitter.com/sobrefinancas
http://vmfinancas.blogspot.com
vmfinancas@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário