sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dúvida do Leitor: Quitar o financiamento ou manter o $$ na poupança?


Olá Pessoal,
Regularmente recebo consultas dos leitores sobre dicas, orientações e caminhos a seguir para tomar uma decisão em relação aos orçamento pessoal. Normalmente, costumo responder com mais perguntas, claro, para entender melhor em que posso ajudar, mas principalmente para possibilitar que o próprio leitor consiga avaliar as opções corretamente e, assim, possa sentir-se seguro ao tomar as decisões.
Há algumas semanas tive uma conversa muito interessante e vou reproduzi-la abaixo, com a autorização do Leitor que não terá seu nome divulgado.

Espero que aproveitem.


Um forte abraço a todos,

Victor Marques
VM+| Contra o Analfabetismo Financeiro. Informações e artigos sobre Finanças Pessoais, Finanças Corporativas, Franquias, Gestão, Carreira e Negócios.
www.twitter.com/sobrefinancas
http://vmfinancas.blogspot.com
vmfinancas@yahoo.com


Leitor, via blog:
Victor, tudo bem? Uma pergunta de finanças pessoais... Pode?
Seguinte, tenho um financiamento imobiliário de 133.000,00. Já paguei 60. Faltam 180 meses. Ainda tenho 123.000,00 a pagar. Pago todo mês, uma parcela mais ou menos 1.600,00 e desse valor, 1300.00 é de juros. 
Não seria mais vantajoso retirar o dinheiro da poupança e quitar o financiamento já que a princípio, o que a poupança paga é bem menor que os juros que estou pagando?
Cara se vc quiser cobrar por essa consultoria, me avisa. Pago em chopp. Brincadeira.
É que estou inviável pagar R$ 1.600 sendo que disso a maior parte é juros.
Valeu!
Um abraço!


Victor Marques:

Oi Leitor! Tudo bem? Pode sim, claroVamos lá: 

1-Suas parcelas são sempre iguais, ou seja, não são decrescentes a cada mês? (talvez o modelo de amortização escolhido não seja o mais viável para habitação)
2-Não é possível bater o martelo sem saber um pouco mais, por exemplo, o quanto essa parcela "atrapalha" seu orçamento. Uma situação é, após pagar todas as suas contas, sobrar R$ 2mil para pagar 1,6mil. Outra é sobrar R$ 5 mi e você pagar os mesmos R$ 1,6mil. o segundo cenário ainda lhe proporciona sobra de caixa, ou seja, capacidade de investimento ou reserva para eventuais emergências.
3- Sua disponibilidade (poupança) seria totalmente destinada para a quitação do financiamento?
4- Definir suas prioridades. Ter um imóvel pago? Quitar parte do financiamento e guardar um pouco para a poupança? Ter um dívida que não me "atrapalha" e permanecer capitalizado?
5- Há outros investimentos com baixo risco e boa rentabilidade que você poderia aplicar?

Alguns pontos importantes que eu espero que ajude de início. Se preferir, com as respostas acima, me escreva de novo para eu conseguir te responder algo mais efetivo.

Abraço!
Victor Marques
VM+

Leitor

Olha só, Victor:
1. Decrescem, mas nos últimos 5 anos decresceram R$ 2,00... nem sinto.
2. Pagando mês a mês estou ficando no “empate”, vez ou outra estoura um pouco...
3. Se quitar esse resíduo, ainda fico com uma boa sobra, ou seja, mantenho uma reserva boa de segurança (Uma indenização que recebi no ano passado)
4. Acho que ter imóvel pago/quitado é melhor que ficar com grana na poupança... É mais segurança.
5. Tenho uma grana na previdência privada, mas, no geral, sou mais conservador em investimentos, fico mais na poupança mesmo.

Acho que com isso, você me ajudou mesmo a tomar a decisão de quitar... Acho que farei besteira.
Posso quitar o financiamento e continuar me pagando, como se fosse para o banco, assim, pelo menos, pago juros para mim mesmo. Obrigado e um abraço.

Victor:

Olá Leitor

Dá pra perceber que o sistema de amortização do seu financiamento não foi o melhor para a habitação. O ideal é o SAC (sistema de amortização constante). Sobre os demais pontos, eu chegaria a mesma conclusão avaliando todas as possibilidades, principalmente em relação a permanecer capitalizado e ter condições de iniciar uma nova e/ou continuar com a poupança e investimentos.

Espero que tenha ajudado.
Abraços,
Victor Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário