terça-feira, 11 de outubro de 2011

Falando nisso: Orçamento.

Olá Pessoal,
No último artigo postado aqui no Blog, destaquei o papel fundamental que o Orçamento exerce para se atingir o tão desejado equilíbrio financeiro.
Vale lembrar, que quando falo em EQUILIBRIO, me refiro a uma maneira consciente de utilização do dinheiro, seja em qualquer finalidade em que ele esteja empregado. Isto evita o uso de recursos de terceiros (cheque especial, rotativo do cartão, empréstimo pessoal e etc) para o gerenciamento de nossas vidas.
Uma vida financeira equilibrada PERMITE custear:
Despesas fixas: São aqueles gastos que possuem o mesmo valor todos os meses.
Despesas variáveis : São despesas também de frequência mensal, mas que podemos tentar reduzi-las.
Despesas eventuais: São despesas que ocorrem de maneira eventual, mas precisamos estar preparados quando acontecerem. Se possível, o ideal é realizar uma reserva (provisionamento) mensal para gastos eventuais e emergências.
Despesas adicionais: Gastos que não acontecem todos os meses, mas são frequentes. Normalmente, quando não há um controle/equilíbrio financeiro e são os mais que impactam o orçamento pessoal.
Vejam, falei de quatro importantes grupos de despesas, que todas as pessoas que recebem algum rendimento e pagam contam possuem. Na prática, se tornam um ‘bolo’ só, pois saem todos do mesmo bolso, não é mesmo?! Exatamente onde nos perdemos e corremos para o cheque especial ou então nos sobra menos do que poderia sobrar.
Recomendo fortemente que conheçam todas as suas despesas de cada um desses grupos, pois dessa forma, é possível medir a altura do voo a ser alçado. Ter controle não significa deixar de tomar um cafezinho, comer uma pizza, consumir, comprar... Significa fazer tudo isso e ter condições de melhorar uma situação difícil (divida), aumentar o “lucro” obtido em cada mês, ter mais poder de investimento e por consequência, ter mais qualidade de vida.
A natureza segue caminhando em passos, não em saltos. Tão importante como saber quanto se ganha é ter consciência plena do quanto se gasta.
Aos interessados, elaborei uma PLANILHA DE ORÇAMENTO PESSOAL, para ajudar no controle, planejamento e melhor utilização do dinheiro. Utilize-a e faça simulações, altere os valores das despesas, elimine alguns gastos e veja como podemos maximizar os resultados (sobras de $$) sem perder em qualidade de vida.
$$ dinheiro sobrando = Mais poder para realizar investimentos e acumular riqueza.
Basta entrar em contato através dos canais abaixo que enviarei a planilha, ok?!


Um forte abraço,
Victor Marques


Um comentário:

  1. Parabéns Victor, quando puder, favor enviar a planilha e não esqueça da nossa caloi, rs. Um abraço, Eduardo

    ResponderExcluir