quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A vez das Finanças

   


Olá Pessoal,
Nos últimos meses venho observando que finanças para pessoas físicas, orçamento familiar, crédito e orientação para investimentos, são assuntos cada vez mais frequentes e acessíveis a todos que tenham interesse. E continuará assim...
Somente na Rede Globo (plim plim), o programa Fantástico, através do quadro Sr. Dinheiro, o Globo Repórter e o Jornal da Globo, em  (ótima) coluna assinada por Mara Luquet, trouxeram de maneira muito interessante, no sentido de ser verdadeiramente atrativa e fácil de compreender, o tema Finanças Pessoais.
A edição de setembro da Você S/A traz na capa a matéria “Fique livre das dívidas: 16 soluções para organizar suas finanças e consumir sem culpa”, além de ter regularmente em outras edições consultores respondendo às duvidas dos leitores. Revista Exame, Valor Economico, Blogs e portais como IG, MSN, UOL, também desenvolvem bons materiais.

Enfim, fico feliz ao ver tanto conteúdo e tanta gente boa ao nosso alcance, contribuindo para minimizar a falta de conhecimento da maioria, ou seja, os não-ricos, exatamente os que precisam desse tipo de orientação.
Cabe aos interessados, aproveitar, aprender, desenvolver e ter comprometimento para alcançar o desempenho financeiro desejado.
A elaboração de um orçamento e o controle das finanças são etapas muitas importantes na vida de uma pessoa ou de uma família, pois servem como norteadores para a melhor utilização do dinheiro, proporcionando segurança e equilíbrio para o bolso. Dessa forma, seja qual for o objetivo (sanar as dívidas, viajar, comprar um imóvel, investir , abrir um próprio negócio e etc) será possível traçar um planejamento mais preciso, diminuindo os eventuais desvios que possam ocorrer.
Se eu perguntar para UMA pessoa se ela seria capaz de comer um boi inteiro qual seria a resposta imediata? “Não!”, porém, a pergunta não indica em quanto tempo e em qual velocidade é para comer... Fatiando em bifes, pedaços e etc, é possível sim comer um boi inteiro em alguns meses, certo?!
O exemplo é só para uma reflexão: Posso liquidar minhas dívidas? Trocar de carro? Viajar? Ficar rico? Sim, é só ter bem claro o objetivo, planejar, traçar a rota (plano de ação) ter disciplina e devorar o boi!


Dúvidas e sugestões, por favor, entrem em contato.


Forte abraço,
VIctor Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário