segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Educação x Dinheiro. Eu prefiro: Educação = a +++ Dinheiro

                                
Olá Pessoal!

Acredito que assim como eu, muitos assistiram o quadro “Senhor Dinheiro” no Fantástico da Rede Globo, com o economista Luís Carlos Ewald. Admiro muito o trabalho acerca da Educação Financeira e acho super válida a iniciativa.
Basicamente, a missão do quadro é ajudar dois casais endividados a saírem do vermelho, com dicas, orientações e disciplina para lidar com o dinheiro.

Muito bom, mas...

Várias vezes eu me pergunto: “Por que será que não temos mais programação, conteúdo e divulgação educativa sobre finanças?” Felizmente, para os interessados, há diversas fontes de informação, como o próprio blog.

Acredito que a educação financeira, assim como a educação cultural, conceitual, moral e etc, vêm primeirante do berço e deveria ser construída e solidificada na escola.
Sei que se trata de um tema complicado, que envolve várias questões sociais, mas é inadmissível o analfabetismo financeiro das pessoas.

Em outro contexto, o programa televisivo poderia ter um espaço para orientar as famílias a multiplicarem o seu patrimônio. Não seria muito melhor? Infelizmente, nossa realidade não é essa e o analfabetismo financeiro permeia sobre muitas famílias brasileiras e a dívida, seja de qualquer natureza, passou a ser uma coisa aceitável, pois culturalmente somos assim.
Somos um povo gastador e endividado e não poupador e investidor.

Não se fala tanto em Sustentabilidade?! Precisamos iniciar um ciclo para a formação de uma geração Financeiramente Sustentável, que tenha condições de utilizar e multiplicar os seus recursos de maneira consciente.

Apenas para uma reflexão: Para os alunos que cursam o Ensino Médio da rede pública, foram instaladas máquinas de preservativos nos corredores das escolas. Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, para um projeto muito interessante de prevenção e conscientização dos jovens!

Falamos de sexualidade e distribuímos preservativos nos corredores das escolas, mas não falamos sobre dinheiro e educação financeira.

Queremos um futuro que faça sexo seguro e esteja eternamente em uma classe média endividada? Por favor, não estou comparando e dizendo que sexo é melhor que dinheiro e vice-versa... (rsrs)

Mas há uma luz no fim do túnel... O ENEF, Estratégia Nacional de Educação Financeira, que é uma ação do Governo Federal com grandes parceiros para disseminar a Educação Financeira no Brasil. É muito interessante e me deixa com muita esperança.
Recomendo que todos conheçam os detalhes do ENEF clicando aqui.

Dúvidas? Sugestões? Por favor, comentem!

Um abraço a todos. 
Victor Marques – vmfinancas@yahoo.com

Um comentário:

  1. Esqueceste dos planos de saúde que são, na verdade, planos de doença. Pagamos para quando ficarmos doentes, em vez de pagarmos, para ficarmos saudáveis, academia, boa alimentação, etc, etc...
    Márcia

    ResponderExcluir